Ações esportivas durante inauguração da APA do Itapiracó

O Governo do Estado inaugurou no sábado (29) a Área de Proteção Ambiental (APA) do Itapiracó, em São Luís. O evento ocorreu durante todo o dia e a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) esteve realizando diversas atividades esportivas, através de projetos incentivados pelo Governo do Estado.

Durante a solenidade que marcou a inauguração, o governador Flávio Dino destacou a importância de um ambiente que proporciona a prática esportiva. “Antes de tudo somos cidadãos e necessitamos de espaços públicos, como esse, que proporcionem o lazer, de maneira acessível e gratuita”, afirmou.

Com diversas quadras, campo de futebol e academias ao ar livre nas diversas praças da extensão da APA, a oportunidade de um ambiente para o lazer das crianças foi uma das maiores ênfases dos frequentadores da área. “Eu achei bom, porque antigamente as crianças daqui da região não possuíam um lugar para brincar à vontade, e agora ficou realmente bom”, disse Marcielen Brito, moradora da região.

A entrega de uma nova pista de skate animou os atletas da cidade e movimentou o espaço durante todo o dia. “Nós sempre fomos para o lado educacional, buscando transformar a criança e atleta em um cidadão consciente de que existem formas de lazer”, falou Fábio Araújo, coordenador do projeto 'Aqui tem skate'. Carlos Augusto, conhecido como 'Cacá', também coordenador do projeto, tratou sobre o incentivo ao esporte. “Essa nova pista não irá só contribuir, mas dará mais ênfase ao skate nas diferentes regiões da cidade, como os moradores adjacentes que poderão conhecer e praticar o skate. Esse local para nós é uma vitória, pela qual lutamos há muito tempo”.

Para o gestor da pasta de Esporte e Lazer, Márcio Jardim, o incentivo ao esporte é uma das marcas da APA do Itapiracó. “A APA, com todas as modificações advindas da reforma feita pelo governo Flávio Dino, proporcionará um maior incentivo à prática esportiva e possibilitará que os moradores – de diferentes idades – tenham acesso ao esporte e lazer, um direito de todos”, falou.

Dentre as atividades apresentadas pelos projetos estiveram demonstrações de judô, hand beach, com a equipe de handebol da escola Barbosa de Godói, beach soccer, com a equipe feminina do projeto da Vila Conceição, apresentação de ginástica artística com orientação da prática para comunidade, demonstração de basquete 3 x 3 com o projeto ‘Brincando com Liberdade’, apresentação de roda de capoeira, demonstração de manobras do skate, tênis de mesa e jogos de tabuleiros com orientação de professores.

Marcele Costa

 
Usamos cookies para acelerar a navegação em nossas páginas. Clique na caixa ao lado.